educação » assessoria
 
  destaque:
Projeto Escola no Cinema
conheça o trabalho do
Circuito Espaço de Cinema »


 

 

 

Stela Barbieri realiza assessorias para escolas e instituições culturais. Acredita que fundamentalmente o ensino da arte deve possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e de um pensamento crítico e artístico para que o individuo possa ler o mundo,  a arte e expressar-se através dela entendendo as diferenças de contexto num trabalho integrado que favoreça o desenvolvimento de suas capacidades criativas e expressivas.

O ensino da arte sempre esta em sintonia com a arte que esta sendo produzida em seu contexto histórico. A arte tal qual se apresenta na contemporaneidade, opera em interlocução com as várias áreas do conhecimento, ou seja, traz em si uma construção visual que abre espaço para o entrecruzamento das diversas áreas, num panorama transdisciplinar. A partir de uma idéia (conceito-projeto) ou da experiência com materiais, o sujeito pode expressar o que sente, pensa, observa, imagina e deseja adequando seus projetos as possibilidades técnicas dos materiais, tecnologia disponível e situações de criação.

A produção em artes deve se dar na relação sujeito – matéria – contexto. Dentro da perspectiva de um ensino das artes visuais contemporânea é fundamental observar e questionar o mundo a nossa volta, mantendo vivo o papel de pesquisador que o estudante deve ter frente ao que se apresenta em seu caminho e para isto é necessário que o educador de ensino da arte também seja pesquisador e criador, que se indague sobre uma obra antes e junto com seus alunos e com eles vá desenvolvendo seus conhecimentos.

   







português | english créditos