educação » direção
 
  Instituto Tomie Ohtake
 

Como Diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake de 2002 a 2014, minha principal intenção teve como objetivo principal da área da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake: aproximar os vários públicos do universo da arte contemporânea e assim poder refletir sobre a vida.

Esta aproximação deve ser efetiva e, portanto, significativa, possibilitando que os freqüentadores do Instituto possam desenvolver sua percepção e ampliar seus conhecimentos por meio de workshops, cursos e seminários.

Desde 2002, ano da implementação, a Ação Educativa desenvolveu várias ações neste sentido. Entre elas, destaco o Projeto Vivências Culturais para Educadores – programa de formação para professores da rede municipal de São Paulo, que atendeu nas diversas áreas de artes 6 mil professores de todas as disciplinas, dos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II - realizado ao longo de 2003 e 2004. Destaco também a implementação do Núcleo Permanente de Formação do Professor, que já realizou o Programa Chamex em 2003 e 2004, e desde 2005 realiza o Programa IMPAES.

Nesses projetos, procuramos um diálogo com o universo da arte, menos escolarizada, menos categorizada, mais próxima da diversidade e da amplitude da arte. Além das atividades já citadas, a Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake tem um intenso trabalho de atendimento ao público com visitas orientadas e ateliês. Após a apreciação dos trabalhos, os visitantes são levados aos ateliês, onde ocorre a proposta de uma atividade prática que favoreça a reflexão sobre a exposição em questão.

A Ação Educativa contou, ainda, com o projeto Criatividade: Ação e Pensamento, realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Este projeto foi um laboratório que se destina a estudar novas propostas metodológicas de aproximação entre o público das escolas de ensino médio – alunos e professores – e a produção de arte contemporânea, a partir do contato com artistas e suas obras.

Clique aqui para conhecer os programas da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.

 

Para maiores informações sobre o trabalho da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake entre no site www.institutotomieohtake.org.br


Atendimento ao Público 

Espaço do olhar 

Criatividade: Ação e Pensamento 

Vivências culturais & Percursos Culturais para educadores 

português | english créditos